sábado, 21 de abril de 2012

A locomoção da cobra

Apesar de dizermos que as cobras "rastejam", de fato podem locomover-se por quatro formas de movimento: serpeante, tipo sanfona, retilíneo e lateral.


Serpeante
O corpo da cobra dobra-se em arcos horizontais pela contração de músculos na parte interior de cada arco. À medida que as contrações se deslocam pelo corpo da cobra, uma série de ondulações ocorre da cabeça até a parte posterior. Em terra a locomoção serpeante só é possível onde há pedras e vegetação no chão permitindo o impulso.


Tipo sanfona
É usada para rastejar em terreno difícil ou em um espaço confinado, como a toca de um roedor. A cobra calça a parte posterior do corpo e estende-se para a frente ao máximo. Então calça a cabeça e puxa a parte posterior do corpo empurrando-se para a frente. Daí calça a parte posterior de novo e repete o processo.


Retilíneo 
É usado por cobras grandes e pesadas, em particular boas e pítons, e permite que se movam em linha reta. A cobra usa os músculos que ligam as escamas do ventre às costelas, contraindo-as em ondulações do corpo. As escamas do ventre agarram-se a irregularidades do chão, e a cobra é impulsionada para a frente como se deslizasse sem esforço.


Lateral
É necessário pelo menos uma superfície sólida para dar apoio. É usado por cobras que vivem áreas com superfícies de areia instáveis. A cobra move-se lateralmente em uma série de etapas em um ângulo de cerca de 45º em relação ao seu corpo. Ergue a cabeça do chão e a empurra para o lado e o corpo, seguindo-a, forma linhas paralelas.


A primeira foto. A Crotalus ruber habita o extremo sul da Califórnia e é muito venenosa.
A segunda foto. A Lampropeltis getulus é imune ao veneno de cascavel e especializou-se em comê-las.

5 comentários: