quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cobras Rastejantes

As cobras podem sobreviver em qualquer lugar, das regiões frias aos desertos mais quentes, e nas florestas tropicais - você pode encontrá-las até debaixo da água.


Andando por aí
As cobras não tem braços ou pernas. Elas possuem um corpo flexível capaz de contorcer-se. Algumas rastejam em linha reta, outras, como esta víbora-do-deserto, formando uma letra "s".


O sentido das cobras
As cobras não podem ver ou ouvir muito bem, mas podem farejar melhor que eu e você. Elas usam suas línguas bífidas para farejar e provar o ar ao seu redor.


Cobras em todo lugar
A forma do corpo das cobras é adaptada conforme o lugar onde vivem. As cobras que vivem no chão têm o corpo pesado para deslizar sobre o solo, enquanto as serpentes marinas têm uma cauda com a forma de um remo para que possam nadar.


Pondo ovos
As cobras põem ovos, mas muitas delas não são bons pais. A píton se enrola ao redor dos ovos para mantê-los aquecidos, mas a maioria das cobras abandona seus filhotes para que se cuidem sozinhos.


Hibernando
As cobras não conseguem controlar muito bem a temperatura do corpo e, portanto, aquelas que vivem nas regiões frias dormem durante muito tempo, ou hibernam, durante o inverno. Elas podem sobreviver a vários meses sem alimento.


Escaladoras de árvores
Muitas cobras vivem em árvores, enroladas nos galhos. Elas têm caudas longas que as ajudam a escalar e a se equilibrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário