terça-feira, 17 de abril de 2012

As Cobras Através da Historia

São muitos os mitos e as lendas sobre as cobras. Elas têm sido adoradas e usadas em cerimônias rituais em todo o mundo. Os aborígenes da Austrália, que ainda praticam a pintura rupestre, retratam cobras com frequência. 

COBRAS ANTIGAS

Na Bíblia, Adão e Eva foram levados a comer o fruto da árvore do conhecimento no Jardim do Éden por uma cobra, e, consequentemente, na visão judaico-cristã a cobra representa o mal. Já no Antigo Egito, as cobras eram adoradas como deuses. A economia do Egito dependia do Nilo, e o Espíritos do Nilo era um deus-cobra. A cobra simbolizava o grande poder do faraó reinante. A cobra mais famosa do Egito era a áspide, que talvez tenha sido usada no suicídio de Cleópatra, sendo possivelmente uma naja egípcia ou víbora venenosa.


COBRAS NA MEDICINA

Acredita-se que comer carne de cobra cura ou pelo menos previne doenças. Os chineses comem cobras para curar a tuberculose e, nos Estados Unidos, o óleo de cascavel é vendido como remédio. O veneno de cobra tem sido usado para tratar gangrena, meningite, cólera e como coagulante sanguíneo. Em 293 a.C., o deu da medicina, Esculápio, representado em forma de cobra, acabou com uma peste em Roma. Até hoje, o emblema de medicina são duas cobras.

PICADAS DE COBRA

Estima-se que cerca de 30 mil pessoas morram anualmente de picadas de cobra, principalmente nos países mais pobres. Na Índia, morrem 10 mil pessoas por ano; nos Estados Unidos, 30. Na Grã-Bretanha, é mais fácil morrer de uma ferroada de abelha (6 por ano) do que uma picada de cobra (1 desde 1945). As picadas podem ser evitadas com simples precauções: não pegar cobras desconhecidas, tomar cuidado onde pisa e usar calçados adequados.



A primeira foto. A inofensiva cobra-do-leite imita a coloração viva das cobras-corais perigosas e altamente venenosas.
A segunda foto. As cores da Micrucus fulvius indicam claramente que ela é muito venenosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário